Se perguntar a uma criança no Brasil quem traz seus presentes no final de ano, a resposta será única: Papai Noel. Agora se a mesma pergunta for feita a uma criança espanhola a resposta, apesar de também ser única, será um pouco diferente: os Reis Magos.
As crianças na Espanha recebem seus presentes no dia 06 de Janeiro, dia dos Reis Magos. Dia em que Melquior, Baltazar e Gaspar seguindo a estrela de Belém foram visitar Jesus na manjedoura e levaram seus presentes (ouro, mirra e incenso).
Neste dia, na maioria das cidades espanholas, existe um desfile com “carros alegóricos” iluminados e a presença dos três reis magos e seus ajudantes, que quando passam distribuem balas e chocolates para as crianças. A Cavalgada dos Reis Magos, como é conhecida a festa, é celebrada há mais de 150 anos e acontece na véspera do dia de Reis (5/01). O desfile em Madrid, que é um dos mais grandiosos, passa ao vivo pela televisão para toda a Espanha.
Tivemos o privilégio de apreciar essa festa em Granada, que apesar de ser uma cidade pequena tem um desfile muito bonito. Desde o meio da tarde, as crianças vão ocupando os lugares na rua onde passarão os carros, buscando sempre os locais na calçada mais próximos da rua. Neste momento chama a atenção os vendedores de balões, que embelezam a cidade com suas bexigas coloridas.
Normalmente, o primeiro carro que aparece na festa está cheio de carvão. A lenda diz que as crianças que não se portam bem durante todo o ano, ao invés de receberem brinquedos ganham um pedaço de carvão (nada como um carro com um fim tão didático). Em seguida, passam carros patrocinados por empresas, pessoas fantasiadas, animais e um carro levando a estrela de Belém. O ponto máximo da festa é quando aparecem os carros com os Reis Magos que levam as crianças a loucura. Elas gritam seus nomes, fazem pedidos e aproveitam para pegar mais balas. No final da festa todas as crianças estão felizes com seus doces, voltam para suas casas para dormir cedo e quando acordam no dia seguinte recebem os tão merecidos presentes.
Realmente uma festa com a cara da Espanha, que apesar do frio de Janeiro, todos aproveitam para sair às ruas e confraternizar com os amigos e vizinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário